O QUE É AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL?
Atualizado: 27 de mar.

A automação residencial é o uso de tecnologias para facilitar tarefas cotidianas da sua casa.
Facilitando e trazendo conforto aos ambientes de uma casa, fazendo com que todos os sistemas funcionem como um só de acordo com nossas necessidades hábitos e gostos.
Esses Sistemas podem ser comandados por voz, smartphones e outros dispositivos de controle smart, a vantagem é ter tudo mais perto trazendo conforto, segurança e versatilidade aos ambientes.
O que pode ser automatizado?
dentro do conceito de Smart Home todos os ambientes podem ser automatizados, a exemplo disso luzes e tomadas, usando dispositivos para tornar as luzes e as tomadas mais inteligentes e integradas, multimídia (TV, home Theater), sistemas de refrigeração e aquecimento, segurança (portas e janelas usando sensores de abertura, sensores de presença, câmeras, detectores de fumaça) jardins usando sistema de irrigação automáticos, podendo programar rotinas e horários que melhor atende as necessidades de todos os moradores.
A automação residencial pode proporcionar conforto antes nunca imaginado pelo simples fato de ser facilmente adaptado a qualquer ambiente de uma residência.
sendo desse modo, uma tecnologia de expansível e flexível onde o morador designa como será beneficiado com essas automações. Entre os principais motivos estão o conforto, otimização do tempo causado pela diminuição das tarefas rotineiras, economia e segurança.

O uso de tecnologias na automação residencial:
A tecnologia está absolutamente presente na vida de qualquer pessoa atualmente, se tornando difícil até de distinguir onde está ou não presente o uso da tecnologia, isso é proporcionado pelo fato de que a tecnologia está cada vez mais transparente ao uso, deixando de ser algo assustador ou mesmo complexo de se operar.
Em alguns edifícios a automação é bastante comum já algum tempo, é possível notar os sistemas existentes nestes ambientes, como o sistema de detectar e combater incêndios, as centrais de alarmes, as câmeras de segurança, os sensores de presença, entre outros.
O interessante é que sistemas assim estão sendo implementados também para as residências, dando origem assim, aos termos Automação Residencial, Domótica e Residência Inteligente.
A automação residencial deve, certamente, ajudar de forma eficiente e nas atividades diárias e proporcionam uma sensação de conforto e segurança pelo simples fato de que algumas tarefas a serem realizadas com comandos simples por voz, pelos smartphones e outras centrais de comando.
A Casa Inteligente, usando este termo está disponível a qualquer um.
Em complemento a trecho anterior, é cabível observar o benefício da segurança ser o mais sonhado por todos os utilizadores dos recursos da automação residencial.
Deixando certamente, o foco central da maioria dos sistemas no quesito Segurança.
A segurança certamente é um dos principais pilares da Automação residencial, partindo do propósito que os moradores estão cada vez mais preocupados com seus bens e sua família.