O que é ZIGBEE?

Atualizado: 27 de mar.


O protocolo de comunicação ZIGBEE nasceu, para ser um protocolo independente do WI-FI. Ele é perfeito para automatizar e fazer gerenciamento de dispositivos de automação residencial, Com foco em dispositivos de baixa potência.


A tecnologia foi pensada para interligar essas unidades de dispositivos inteligentes, criando uma espécie de rede independente.


A promessa, é de criar uma comunicação autônoma entre esses dispositivos, o que significa maior segurança, uma melhor gestão dos dados e melhor velocidade para a casa conectada.


As principais aplicações da tecnologia estão em: iluminação inteligente, controle de temperatura, controle de segurança e coleta de dados.


Principais benefícios:

Comunicação sem fio segurança e rápida.

Sinergia entre equipamentos de diferentes marcas.

Simples instalação.

Consumo mínimo de energia.

Controlado remotamente pela Internet ou localmente a partir de um HUB central.

Variados dispositivos disponíveis.

Baixo custo e uma facilidade de expandir.

Requer apenas controladores e sensores.


COMO O ZIGBEE FUNCIONA?

O ZIGBEE funciona com um sistema em malha, no qual cada dispositivo pode receber e retransmitir os dados, usando um protocolo de criptografia AES-128, o ZIGBEE criando uma interconexão entre dispositivos de automação inteligente da casa, promovendo a interação em uma mesma rede.


O sistema permite ainda que, caso um dispositivo apresente falha na comunicação, todo o sistema automaticamente migre a transmissão para outro dispositivo próximo, procedimento conhecido como salto.


Entre cada dispositivo, o alcance máximo é de cerca de 100 metros no protocolo 3.0, mais atual.


Uma única rede ZIGBEE pode suportar até 65 mil dispositivos, permitindo o uso do sistema inclusive em instalações de grande porte, assim como a confiabilidade e segurança do sistema, O protocolo já é encontrado em diversos dispositivos inteligentes como luzes, assistentes virtuais e eletrodomésticos.


Como o desenvolvimento das tecnologias de casa conectada ainda é algo recente, ainda não existe um protocolo padrão.


Além do ZIGBEE, que tem código aberto, existem alternativas como o Z-WAVE, que é de exclusividade da Silicon Labs, que restringe o uso do protocolo para preservar a sua confiabilidade.









37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo